Blog do Prof. Dr. Paulo Cardim nº 558, de 24 de outubro de 2022

 Educação & Artes: um casamento feliz

A arte não consiste mais em um objeto para você olhar, achar bonito, mas para uma preparação para a vida.

 (Lygia Clark – 1920/1988)

 

Pedro Augusto Gomes Cardim (1865/1932), dramaturgo, jornalista e político brasileiro, fundou na capital paulista, em 23 de setembro de 1925, a ”Academia de Bellas Artes de São Paulo”, hoje Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Participou ativamente da criação do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e do projeto do Theatro Municipal de São Paulo.  Uma vida ligada às Artes e à educação superior. A Belas Artes, nesses noventa e sete anos de atividades ininterruptas no ensino superior, tem no curso de Arquitetura e Urbanismo, o primeiro da cidade de São Paulo, uma referência nacional por seus conceitos de excelência nas avaliações periódicas do Ministério da Educação.  Pedro Augusto acreditava que “uma Academia não é fábrica de produtos cerebrais, morais ou artísticos, nem de aptidões e talentos.  É o centro cultivador das aptidões naturais, onde são desenvolvidas e se tornam aptas para frutificar”.

A área de Artes, desde a Academia até este Centro Universitário, tem cursos de relevo como Artes Cênicas e Artes Visuais, ao lado do curso de Arquitetura e Urbanismo, arte e técnica inseparáveis que consiste na elaboração de espaços organizados e criativos destinados a abrigar realizações e atividades do ser humano.

A educação integral é objetivo de um processo educativo diferenciado na visão dos grandes educadores do passado, como Jan Hus (1369/1415), Comenius (1592/1670), Rousseau (1712/1778) e Pestalozzi (1746/1827), para ficarmos apenas nesses baluartes da filosofia e da educação.  Nesse processo, as Artes surgem como um dos componentes curriculares e de projetos de pesquisa e extensão indispensáveis à formação integral do cidadão e do profissional.

As Artes estão presentes na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), na educação infantil e no ensino fundamental.

Na educação infantil tem por objetivo explorar os sentidos em tudo que a criança faz.  Desenvolver sentimento, autoestima, capacidade de representar o simbólico por meio de atividades artísticas.  A Arte deve ser entendida além de uma atividade prática. É um processo artesanal que envolve sentimentos e emoções.  É o que reza a BNCC.

A BNCC, no ensino fundamental, desenvolve a Arte como componente curricular, centrado nas linguagens: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.  A BNCC esclarece que essas linguagens articulam saberes referentes a produtos e fenômenos artísticos. Envolvem as práticas de criar, ler, produzir, construir, exteriorizar e refletir sobre formas artísticas. “A sensibilidade, a intuição, o pensamento, as emoções e as subjetividades se manifestam como formas de expressão no processo de aprendizagem em Arte”.

O ensino das Artes é um instrumento pedagógico importante para o educando.  Desenvolve a compreensão de si mesmo, da realidade, dos próprios sentimentos e dos espaços de aprendizagem, onde os dois atores mais relevantes, educador e educando, devem interagir. As artes e o afeto podem facilitar essa interação indispensável ao êxito do processo educacional.

As Artes, na BNCC, favorecem o respeito às diferenças e o diálogo intercultural, importantes para o exercício da cidadania.  “A Arte propicia a troca entre culturas e favorece o reconhecimento de semelhanças e diferenças entre elas”.

O nosso Centro Universitário entende as Artes como um processo que sensibiliza educadores e educandos.  Essa é a nossa visão desde a fundação da Academia de Belas Artes, consolidada ao longo de quase um século de existência ímpar no cenário educacional, artístico e cultural de São Paulo.

A Arte, na educação integral, deve concentrar-se na contribuição que esse ramo do conhecimento pode propiciar ao educando o seu desenvolvimento pessoal, profissional e de suas funções psicológicas.  As Artes devem despertar a criatividade e os valores latentes do educando, trabalhados de forma interativa nos espaços de aprendizagem presencial, semipresencial ou a distância, e o estimulem a refletir sobre si e sobre os valores vivenciados no dia a dia de sua jornada evolutiva em todos os sentidos.

Uma frase de autor anônimo diz que o Brasil será transformado quando houver um casamento real da educação com a arte.  Esse casamento tem que ser abençoado por Deus, o Supremo Arquiteto do Universo.  Arte e Educação devem caminhar juntas.  Um casamento ideal para uma educação de qualidade, em todos os níveis e graus.

 

 

“É admirável quanto pânico um homem honesto pode espalhar em meio a uma multidão de hipócritas”.

Thomas Sowell

 

 

 

 

 “O POVO PRECISA DE DUAS COISAS: LIBERDADE E EDUCAÇÃO.

LIBERDADE PARA PODER VOTAR. EDUCAÇÃO PARA SABER VOTAR”.

 

 

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