Educação midiática: ensino X aprendizagem
Há tempos circula pelos meios de educação superior conceitos sobre educação midiática. Li, por exemplo, a pesquisa de professores da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, RJ, publicada na EDUR–Educação em Revista. 2018; 34. O documento — EDUCAÇÃO MIDIÁTICA, EDUCOMUNICAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE: PARÂMETROS DOS ÚLTIMOS 20 ANOS DE PESQUISAS NAS BASES SCIELO E SCOPUS — foi analisado por diversos gestores acadêmicos e dirigentes de entidades da livre iniciativa que atuam na educação superior.
Como as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) vêm inovando continuamente, logo em seguida surgiu a possibilidade de aplicação da Inteligência Artificial (IA) ser usada no processo educacional, em educação a distância, semipresencial ou híbrido e presencial.
O referido documento pretende que as (TDICs) possam: DESENVOLVER O PENSAMENTO CRÍTICO, que ajuda os indivíduos a se capacitarem com um pensamento crítico sobre as informações que recebem. Em uma era de “fake news” e desinformação, é crucial saber avaliar a veracidade e a confiabilidade das fontes; PARTICIPAÇÃO ATIVA, que capacita as pessoas a participarem ativamente na sociedade digital, não apenas como consumidores de mídia, mas também como produtores de conteúdo; LITERACIA DIGITAL, que é a habilidade de usar tecnologias digitais de maneira eficaz, com eficiência e responsabilidade; COMPREENSÃO DA MÍDIA, que oferece ferramentas para entender como a mídia funciona, como as mensagens são construídas e quais são os interesses por trás delas; EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO, que encoraja a expressão pessoal e a comunicação eficiente em diversos formatos de mídia, desde textos até vídeos e podcasts; CIDADANIA GLOBAL, que educa os cidadãos para uma cidadania global, onde a compreensão e o respeito pelas diversificadas culturas, os diferentes e as diferenças e perspectivas são fundamentais; SEGURANÇA ONLINE, que ensina sobre segurança online, privacidade e os direitos e responsabilidades no espaço digital.
Em resumo, a educação midiática é vital para navegar no complexo ecossistema de mídia de hoje, permitindo que as pessoas sejam mais informadas, engajadas e responsáveis tanto no consumo quanto na produção de conteúdo midiático. Este tema destaca a importância de desenvolver uma compreensão crítica e analítica das mídias em seus diversos formatos disponíveis nas redes, especialmente no contexto tecnológico atual.
O documento mencionado nos conduz à educação básica e à formação de professores, mas pode ser estudado e adotado para aplicação na educação superior, agora tendo IA como um dos meios para chegarmos a uma educação superior de qualidade, com o uso de metodologias ativas de aprendizagem, o objetivo final da educação superior. Para tanto, os professores têm que ser capacitados nas TDICs, incluindo o uso da IA. Idem os estudantes ingressantes na graduação.
A educação a distância como é ofertada no Brasil já usa a educação midiática, mas creio que em algumas organizações de educação superior o processo não é acompanhado e avaliado permanentemente. O ensino híbrido pode usá-la com mais segurança de que a aprendizagem é positiva. A periodicidade da avaliação tem que ser, no mínimo, semestral. A correção das insuficiências observadas no semestre avaliado deve se transformar, imediatamente, em planos de recuperação de estudos ao longo do processo. E não ao final.
A educação midiática é fundamental nos dias de hoje, especialmente em um mundo repleto de informações e mídias digitais.
Segundo Hannah Arendt, filósofa alemã, a sociedade sofreu um processo de massificação, que formou indivíduos incapazes de realizarem julgamentos morais, tornando-se alienados e aceitando situações sem antes as questionar. Nesse prisma, evidencia-se a alienação da população frente à imprensa, em que os seres passam a tomar medidas passivas quanto a informações obtidas pelas redes ao não buscarem a autenticidade dos fatos. Destarte, conclui-se que a sociedade, permeada pela mídia, atua como um bloco não pensante, que publica e republica posts nem sempre fidedignos.
A educação midiática é uma área de estudo com propostas e pilares presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que tem como principal objetivo tornar os indivíduos conscientes quanto aos diferentes tipos de mídias existentes.
A educação midiática é essencial para formar cidadãos conscientes, capazes de discernir informações e participar ativamente da sociedade por meio dos canais de comunicação.
Em um mundo em contínua transformação em todos os setores, que consome informação o tempo todo, ser midiaticamente educado é fundamental. Essa é uma missão da EDUCAÇÃO, em todos os níveis.
Aqui estão algumas frases relevantes sobre a importância da educação midiática:
- “A relevância da educação midiática no Brasil atual”:
- “No seriado televisivo ‘Gossip Girl’, adolescentes recebem mensagens por meio de um blog sobre rumores das vidas dos estudantes mais populares do colégio, no entanto, em momento algum é questionada a veracidade de tais fatos. Não obstante da realidade, toma-se a ficção como um reflexo da atualidade, na qual destaca-se a relevância da educação midiática no Brasil. Faz-se necessário discussões acerca da base educacional lacunar e da alienação da população.” 1
- “Educação midiática: entenda porque ela é tão importante”:
- “A facilidade de criar e compartilhar informações por diferentes canais faz com que hoje seja importante questionar e verificar a veracidade dos fatos. A educação midiática ajuda as pessoas a analisarem e interpretarem as mensagens da forma mais assertiva possível. Ela desenvolve habilidades para identificar diferentes mídias e diferenciar quando as informações transmitidas são confiáveis ou não.” 2
- “Afinal, o que é educação midiática?”:
- “O que é educação midiática e por que ela é importante?”:
- “Educação Midiática: entenda o conceito em 5 minutos!”:
- “A mídia-educação visa a suscitar e incrementar o espírito crítico dos indivíduos (crianças, jovens e adultos) face às mídias, visando
- a responder às questões: como as mídias trabalham? Como são organizadas? Como produzem sentido? Como são percebidas pelos públicos? Como ajudar estes públicos a bem utilizá-las em diferentes contextos socioculturais?” 5
A educação midiática é essencial para formar cidadãos conscientes, capazes de discernir informações e participar ativamente da sociedade por meio dos canais de comunicação.