Blog do Prof. Dr. Paulo Cardim nº 615 de 19 de fevereiro de 2024.

Ensino & aprendizagem: uma parceria indispensável

Na educação tradicional predomina o ensino. O professor ensina. A aprendizagem aconteceu?

Para o estudante que tem afinidades com a leitura de livros que contribuem para a aprendizagem o processo é mais simples, eficaz e eficiente. Educador e educando são parceiros. O êxito na aprendizagem flui naturalmente. Estamos formando cidadãos e profissionais competentes e com habilidades para atuar na academia e/ou no mercado. Na vida, enfim.

O processo de aprendizagem é um processo contínuo e complexo que envolve a aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes. Inclui, pelo menos, três elementos necessários para assimilar o ensino ou o conhecimento: o cognitivo, o afetivo e o psicomotor.

A aprendizagem é indispensável no processo pedagógico, mas é tanto ou mais importante no trabalho, qualquer que seja. A aprendizagem contínua, ao longo da vida, é uma necessidade para o ser humano. Vivemos numa sociedade global. Uma guerra, onde acontecer, como agora ocorre entre terroristas e Israel, promove movimentos inusitados e resultados negativos a médio e longo prazos. Esta é a pior das guerras. Não tem motivos econômicos, mas religiosos. Para os dois lados, Jesus Cristo não é o nosso Senhor e Salvador. É apenas mais um judeu.

O carnaval passou e os estudos vão recomeçar. Calouros e veteranos estão voltando “aos bancos escolares” ou para novos espaços de aprendizagem. O #timeBelasArtes já está em campo, com o planejamento para este primeiro semestre letivo de 2024. Planejamento e ações efetivas

As unidades acadêmicas deste Centro Universitário Belas Artes de  São Paulo estão equipadas adequadamente para receber os estudantes, acolhê-los para que o processo pedagógico ocorra regularmente, para que a aprendizagem aconteça espontaneamente.

“A aprendizagem é um tesouro que seguirá seu dono em todos os lugares.”, já dizia imperador chinês Taizong, da dinastia Tang.

Ao final dos anos 90, a Unesco anunciava, em congresso realizado em Paris, que a “Educação é um tesouro a descobrir”. Para o século 21, recomendava quatro pilares, fartamente divulgado nesses últimos quase trinta anos. No Brasil, na terceira década do século 21, a educação ainda não é um tesouro, segundo os nossos legisladores e governantes. Deus ou Jesus, em um país onde predomina o cristianismo, está fora da escola, da universidade, com a desculpa de que o Estado é laico.

Educadores da livre iniciativa que atuam na educação, em todos os níveis e graus, sabem que a educação é um tesouro. Já descoberto por eles. E que Deus está no comando.

Nelson Mandela, político e líder sul-africano que lutou pelo fim do apartheid e como tal foi preso por 27 anos, solto acabou eleito presidente da África do Sul. E a sua refinada experiência política e administrativa dão uma importância notável à sua frase histórica: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”.

O ser humano educado com liberdade pode mudar o mundo, começando pela base. As elites são insensíveis, uma vez que coisas como o “bolsa família” dão voto. “Governar pra pobre é muito fácil”, já disse um “filósofo” brasileiro. Escolas e uma educação de qualidade não rendem votos, o que conta na contabilidade política do “toma lá dá cá”.

Belas Artes e outros heróis da educação particular descobriram o tesouro da educação há décadas e trabalham, sem apoio governamental, por uma sociedade mais justa, por intermédio da educação de qualidade. Uma educação que inclui ética, atitude, empatia, saber ouvir e conviver com os diferentes e as diferenças, além do compromisso com o processo de aprendizagem integral.

O carnaval acabou, os estudos recomeçam com o compromisso Belas Artes de continuar mantendo-se antenada com as mudanças que estão ocorrendo continuamente ao redor do mundo. Estamos na era digital e procuramos retirar dos recursos das tecnologias de informação e comunicação o máximo que inclua o ser humano como foco no processo pedagógico.

Retomamos com afinco, dedicação e acolhimento o processo educacional. SEJAM BEM-VINDOS!