Blog do Prof. Dr. Paulo Cardim nº 604, 23 de outubro de 2023.

Educação superior: um tesouro da humanidade

A educação superior é um mundo que, ao tempo em que conquista aos que dela fazem a sua história de vida, forma cidadãos e profissionais para “viver a vida” plena e de forma exitosa. Por outro lado, o seu produto é o educando e o seu cliente a sociedade. John Dewey (1859/1952), uma referência no campo da educação, afirmava que “a educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.”

Esse é o meu entendimento, desenvolvido, há décadas, à frente da Febasp e de sua mantida, Belas Artes, na trajetória de faculdade para centro universitário, recredenciado com o conceito máximo, 5.

A economia criativa, adotada em nosso processo de crescimento e modernização, desenvolve atividades nas quais a criatividade, a inovação e o capital intelectual são a matéria-prima para a criação, produção e distribuição de bens e serviços. O processo de criação é tão importante quanto o produto final: o educando. A economia criativa está associada ao trabalho coletivo, com sustentabilidade e transparência.

A Belas Artes se orgulha de formar profissionais de sucesso que se destacam nas áreas da economia criativa. Nossa instituição é reconhecida por oferecer uma formação de qualidade, unindo tradição e modernidade, e por proporcionar aos nossos estudantes uma infraestrutura completa que estimula o desenvolvimento de suas habilidades. Ao longo dos anos, testemunhamos trajetórias de diversos ex-alunos que passaram por nossas vidas. Esses profissionais renomados, entre os quais Christina Hamoui, Dani Calabresa, Francesca Alzati, Jose Ricardo Basiches, Luis Maluf, Mari Saad, destacam-se nas áreas de arquitetura, design, artes visuais, moda, comunicação e outras disciplinas. Encontraram na Belas Artes uma base sólida para o crescimento de suas carreiras, de suas vidas.

O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) é atualizado continuamente, com a participação do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do #TimeBelasArtes. Os cursos de graduação estão voltados para o desenvolvimento de competências e habilidades como cidadãos e profissionais empreendedores. Os de pós-graduação lato sensu, em especialistas em cada área escolhida pelo educando; os de pós-graduação stricto sensu, o aprofundamento da formação graduada.

Em alguns projetos, usamos o meio phygital, com a integração dos meios offline e online, uma tendência lógica no processo de absorção de novas tecnologia de informação e comunicação pelas instituições de educação superior (IES) e do mercado. Uma atração para educandos e educadores, que resultada em melhor qualidade na formação daqueles e em desempenho destes mais ágil, eficaz e eficiente.

Educandos e educadores formam a comunidade acadêmica, ao lado dos gestores e auxiliares nos diversos níveis hierárquicos, que agem de forma horizontal, intermediados pelo #TimeBelasArtes. Rubem Alves, pastor protestante, filósofo e educador dizia que “ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais.”

A Biblioteca Belas Artes participa ativamente das atividades de ensino, pesquisa e extensão, mediante a promoção do uso e acesso à informação nas diversas áreas do conhecimento do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Em QUALIDADE TOTAL (ISO 9001) tem excelente conceito. Busca a satisfação dos usuários fornecendo serviços informacionais com ética e profissionalismo por meio da melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade.

ISO 9001 é um sistema de gestão de qualidade com o intuito de assegurar a otimização de processos, maior agilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil, a fim de satisfazer aos educandos e clientes e alcançar o sucesso sustentado. É um instrumento para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização e a de documentar a cultura da organização, permitindo que a IES cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados.

Todo esse processo envolve a minha vida em todos os sentidos. Traz, em contrapartida, uma enorme satisfação pelo cumprimento de uma missão da família GOMES CARDIM, desde a implantação, em 23 de setembro de 1925, da Academia Belas Artes, por PEDRO AUGUSTO GOMES CARDIM, até os dias de hoje, como CENTRO UNIVERSITÁRIO BELAS ARTES DE SÃO PAULO.

Halleluyah!