Blog do Prof. Dr. Paulo Cardim nº 577, 17 de abril de 2023

Enquanto viver…

Enquanto eu viver serei fiel…

… e submisso à Constituição e aos princípios de legalidade…

… ao pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e á coexistência de instituições públicas e da livre iniciativa no setor educacional…

… aos meus princípios relativos ao conservadorismo, ao liberalismo, à liberdade de expressão e ao Estado Democrático de Direito…

… à liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber…

… à garantia de uma educação de qualidade…

… aos princípios que nortearam a criação, institucionalização e perenidade da BELAS ARTES, desde 23 de setembro de 1925, pelo intelectual Pedro Augusto Gomes Cardim…

… defensor do professor como educador, em novos ambientes ou espaços de aprendizagem…

… ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação em conformidade com o projeto institucional e aos projetos pedagógicos de cursos superiores (PPCs) de cada instituição de educação superior (IES)…

… à liberdade com responsabilidade social no desenvolvimento dos projetos da livre iniciativa no processo de educar…

… à autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial das IES, obedientes ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão…

… contra a militância político-partidária e ideológica no processo educacional, em todos os níveis e graus, na educação pública e nas IES da livre iniciativa…

… estimulador e apoiador das atividades culturais e manifestações artísticas que respeitem a diversidade e os diferentes, sem agredir a ética, a moral e a família…

… estimulador da criatividade e da inovação.

Por quê? Porque assim fui educado por minha família e procuro, dentro dos meus limites, transmitir aos meus descendentes e, como professor e gestor acadêmico, os valores que recebi como educando.

Agrado a todos? Não.  Sinceramente NÃO.

Com a polarização política vigente no Brasil de hoje, adversário político virou inimigo, com palavras e atos violentos, com bloqueio nas redes sociais e, nestas, com agressão mais forte, porque muitas vezes são anônimas ou com perfis falsos. Não se trata de discussão democrática, mas antidemocrática, quando apenas um diz o que quer e não ouve o que não quer.  A minha decisão, nesses momentos conturbados do cenário político-educacional brasileiro é de respeito aos diferentes ou adversários, mas com liberdade para o contraditório.  Às vezes o adversário não aceita o diálogo e quer a disputa com palavras, atitudes e ações que ferem a Constituição e a lei do bom senso, portanto, é dever dos educadores e gestores educacionais usarem argumentos e atitudes racionais para escolhas, diálogos e atitudes, sob o jugo da ética e dos padrões morais da sociedade.

Por oportuno estou submisso, ainda, à MISSÃO, à VISÃO e aos VALORES que norteiam o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo:

MISSÃO – Produzir e difundir conhecimento por meio das artes, da cultura e das ciências humanas, sociais e tecnológicas, formando pessoas comprometidas profissional e socialmente, e estimuladas pelo desejo permanente de aperfeiçoamento pessoal, cultural e profissional.

VISÃO – O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo pretende continuar se projetando como instituição de vanguarda, zelando pela sua tradição em manter vivos seus princípios e valores.

VALORES – Excelência acadêmica. Responsabilidade social e ambiental. Criatividade e inovação.  Ética, cidadania e respeito à diversidade.  Solidariedade e cooperação.  Crítica e reflexão.  Autonomia cognitiva e pessoal.

E TENHO DITO!