Blog do Prof. Dr. Paulo Cardim nº 565, 12 de dezembro de 2022

Dezembro & datas comemorativas

 

Dezembro assinala datas significativas para a comunidade Belas Artes: o encerramento do ano letivo, o Natal de Jesus de Nazareth – o Cristo e o Ano Novo. Festividades com finalidades e características diferentes, específicas.

O final do ano letivo marca a formatura de diversos concluintes de nossos cursos superiores; a vitória, o êxito de nossos alunos ao fim de uma jornada plena de obstáculos, sendo marcante a crise por que passamos durante a pandemia. Houve alterações da forma ou modalidade de ensino-aprendizagem, de presencial ao remoto. Essas mudanças trouxeram a necessidade de capacitação docente, além de orientações aos nossos estudantes. 2020 e 2021 foram os anos mais complexos para o desenvolvimento do processo educacional, mas os nossos discentes e docentes conseguiram, com o #timebelasartes, superar as dificuldades que se apresentaram. E esses queridos alunos receberão a diplomação em solenidade marcante. Não serão ex-alunos, mas profissionais que sempre vão encontrar as portas deste Centro Universitário abertas para a volta aos estudos de pós-graduação lato ou stricto sensu e o convívio com a nossa comunidade acadêmica. Merecem, assim, as homenagens deste Reitor e de toda a comunidade docente e de técnicos-administrativos.

Outro grupo de alunos venceu etapas intermediárias e caminham célere para a fase final de conclusão dos cursos nos quais estão matriculados. São os nossos veteranos que, a cada ano letivo, caminham para a diplomação e o ingresso ou a progressão funcional no mercado de trabalho. São, portanto, alvo dos cuidados, atenção e tratamento de nossos professores, a serviço de uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.

O Natal é a festa da cristandade, na qual reverenciamos Jesus de Nazaré, o Cristo da humanidade. O Brasil é majoritariamente um país de cristãos, em suas mais

diversificadas denominações entre católicos, protestantes, pentecostais, neopentecostais. O nosso é o maior país católico do planeta.

Natal é a data do congraçamento, de Amor, de perdão, enfim. E, nesse ambiente fraternal, consegue reunir famílias e grupos diversos em torno do filho ungido de Deus, a irradiar bênçãos sobre seus filhos. O Natal sem Jesus não tem sentido. Fazer brilhar a luz de Cristo em nossa comunidade acadêmica é parte de nossa missão educacional. Este Centro Universitário abriga religiosos e ateus, mas tem JESUS, O CRISTO, COMO SEU MESTRE MAIOR. E, neste Natal, roga ao Cristo Jesus iluminar a trajetória de todos nós, em nossa jornada evolutiva pessoal e profissional, como cidadãos da humanidade.

Para comemorar as conquistas e absorver os momentos menos felizes, o Ano Novo é uma festa tradicional da comunidade cristã, ao redor do mundo. Todos nós podemos, de acordo com os nossos anseios e desejos, esperar e rogar por renovação, mudança, esperança. Uma análise de nossa caminhada no ano que se finda, tomar os nossos possíveis erros ou escolhas infelizes como tema para nossas reflexões e mudanças, sob as bênçãos do CRIADOR, é uma decisão sempre benéfica para nossa evolução. No próximo dia 1º de janeiro de 2023, os cristãos, como nos versos inesquecíveis de David Nasser e Francisco Alves, nos convidam ao “Adeus, ano velho / Feliz Ano Novo / Que tudo se realize / No ano que vai nascer /
Muito dinheiro no bolso / Saúde pra dar e vender”.

Dinheiro no bolso é o resultado da educação e do trabalho da esmagadora população brasileira. O nosso Centro Universitário Belas Artes de São Paulo contribui, em seu processo de aprendizagem, para que esses resultados sejam realidade, em 2023 e sempre.

À comunidade acadêmica, aos diplomandos, aos nossos parceiros almejamos um Natal de Paz e um Ano Novo próspero, pleno de realizações exitosas, felizes e abençoadas por JESUS CRISTO, O CONDUTOR DE ALMAS.

“É admirável quanto pânico um homem honesto pode espalhar em meio a uma multidão de hipócritas”.

Thomas Sowell

 “O POVO PRECISA DE DUAS COISAS: LIBERDADE E EDUCAÇÃO. LIBERDADE PARA PODER VOTAR. EDUCAÇÃO PARA SABER VOTAR”.