Blog do Prof. Dr. Paulo Cardim nº 618 de 25 de março de 2024

Paulo A. Gomes Cardim: uma história de vida

Há noventa e oito anos, em 23 de setembro de 1925, Pedro Augusto Gomes Cardim fundou a “Academia de Bellas Artes de São Paulo”.  Pedro Augusto era filho do artista português João Pedro Gomes Cardim e participou ativamente da vida artístico-cultural de São Paulo, participando da criação do Teatro Municipal de São Paulo, do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, da Academia Paulista de Letras, da Companhia Dramática de São Paulo e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, bem como deu nome a ruas, escolas e a uma vila na Capital paulista desde os anos 1890. Desde então o nome da Escola de Belas Artes está ligado à história da cidade de São Paulo. Em 1925…

A “Academia de Bellas Artes de São Paulo” foi transformada em Faculdade Belas Artes de São Paulo, mantida pela FEBASP Associação Civil, da qual fui Secretário Geral e sou Presidente há mais de trinta anos. Ao todo, são mais de sessenta anos dedicados à educação superior. A faculdade acabou por ser credenciada pelo Ministério da Educação como Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, do qual sou Reitor, com a nota 5 — máxima numa escala de 1 a 5 — e recredenciada continuamente com a mesma nota 5.

A Belas Artes tem por missão produzir e difundir conhecimento por meio das Artes, da Cultura e das Ciências Humanas, Sociais e Tecnologia, formando pessoas comprometidas profissional e socialmente, estimuladas pelo desejo permanente de aperfeiçoamentos pessoal, cultural e profissional. Seus valores: excelência acadêmica; responsabilidade social e ambiental; criatividade e inovação; ética, cidadania e respeito à diversidade; solidariedade e cooperação; crítica e reflexão; autonomia cognitiva e pessoal.

Ao longo desses sessenta anos dedicados à educação superior da livre iniciativa, participei das entidades representativas desse nível educacional.

Sou Membro Nato do Conselho da Presidência do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (SEMESP). Estive como tesoureiro entre 1981 a 1984 e Presidente na gestão de 1990 a 1993, reeleito de 1993 a 1996. Faço parte dessa entidade há 43 anos e sou seu decano.

Fui Vice-Presidente da Confenen de 1996 a 2017 e sou Vice-Presidente do Núcleo Superior de Estudos e Consultoria da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (CONFENEN) desde 2017. Estou na entidade há 43 anos e também sou seu decano.

Fui membro do Conselho da Presidência da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), de 2007 a 2013, sendo um dos seus fundadores e sou seu decano.

Fui Presidente da Associação Nacional dos Centros Universitários (ANACEU), no período de 2008 a 2016, após ter sido Presidente do seu Conselho Deliberativo e sou seu decano.

Fui Vice-Presidente da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (FUNADESP), após ter sido membro do Conselho Curador, de 2009 a 2017.

No Ministério da Educação, integrei a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), no período de 2015 a 2017 e presidi a mesma no período de 2018 a 2019.

Integrei o Conselho Consultivo do Programa de Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior (CC-PARES).

Na Comissão Técnico-Científica do INEP, fui responsável por acompanhar e fiscalizar a execução do projeto de Revisão e Atualização da tabela de classificação dos cursos de Graduação e Sequenciais.

Fui membro do Grupo de Trabalho, do Gabinete do Ministro/MEC, com a finalidade de analisar e propor medidas para o aperfeiçoamento dos processos de avaliação da educação superior do sistema de ensino.

No Grupo de Trabalho, da SESU/MEC, fui responsável pela Atualização dos Referenciais de Qualidade da Educação Superior a Distância.

Fui membro da Coordenadoria de Desafios e Tendências na Educação Superior do IVEPESP.

Fui Coordenador do Subcolegiado de Artes e Humanidades da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA), de novembro de 2021 a fevereiro de 2023.

Fui Vice-Presidente da Federação das Entidades Mantenedoras de Ensino no Estado de São Paulo.

Fui membro da Comissão Executiva do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, onde atuei como Secretário Executivo de maio a agosto de 2016. Como um dos seus fundadores, também sou seu decano.

Participei do Conselho Educacional de Rotarianos da Fundação Rotary de São Paulo, de 1982 a 2021.

Sou membro do Conselho Diretor da Entidade Viva o Centro São Paulo, desde dezembro de 2011.

Enfim, como pessoa atuante no cenário educacional brasileiro, exerci cargos de elevada importância que contribuíram significativamente para a minha formação como educador, cidadão e habilidades para atuar na educação superior da livre iniciativa, sem deixar de colaborar com o Ministério da Educação em diversos órgãos da sua estrutura administrativa, incluindo o INEP, uma autarquia do MEC responsável por pesquisas e avaliação da educação básica e superior, particular e pública.

Desde 1925, os Gomes Cardim estão presentes e atuantes na educação superior no Estado de São Paulo. A “Academia de Bellas Artes de São Paulo” deu frutos, participou e o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo participa ativamente do desenvolvimento socioeconômico do Estado de São Paulo, honrando a notável iniciativa de Pedro Augusto. Nestes últimos sessenta anos, coube a mim conduzir este barco. Cada vez com mais vapor e energia. Obrigado, Senhor, por permitir que eu seja um dos condutores desta notável obra educacional.