Blog do Prof. Dr. Paulo Cardim nº 642 de 23 de setembro de 2024

Belas Artes: 99 anos

Hoje, 23 de setembro de 2024, a BELAS ARTES completa 99 anos de existência, criada com o objetivo de promover o ensino das artes e incentivar a produção artística na cidade de São Paulo. A iniciativa pioneira foi de Pedro Augusto GOMES CARDIM, com o nome de Academia de Bellas Artes de São Paulo.

Pedro Augusto, filho do artista português João Pedro GOMES CARDIM, teve uma forte ligação com a vida artístico-cultural paulistana e a Semana de Arte Moderna de 1922. Ele envolveu-se ativamente na criação do Theatro Municipal de São Paulo, da Academia Paulista de Letras, do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e da Companhia Dramática de São Paulo. Essas instituições de ensino das artes era um movimento natural e, assim, surgiu um espaço de diálogo, troca de conhecimentos e desenvolvimento da criatividade e expressão pessoal.

Uma vez que o intuito desses artistas era chocar o público e trazer à tona outras maneiras de sentir, ver e fruir a arte, as características desse movimento foram: ausência de formalismo; ruptura com academicismo e tradicionalismo; crítica ao modelo parnasiano; influência das vanguardas artísticas europeias (futurismo, cubismo, dadaísmo, surrealismo, expressionismo); valorização da identidade e cultura brasileira; fusão de influências externas aos elementos brasileiros; experimentações estéticas; liberdade de expressão; aproximação da linguagem oral, com o uso da linguagem coloquial; e temáticas nacionalistas e cotidianas. (gn)

A Academia Bellas Artes de São Paulo assumiu essas propostas e as tem desenvolvido nesses seus 99 anos de efetivo e contínuo funcionamento. A Academia fluiu para Faculdade e, mais tarde, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, com avaliação excelente pelo Ministério da Educação, obtendo o conceito 5, numa escala de 1 a 5, na mais recente avaliação para o seu recredenciamento.

Com a evolução vertiginosa das tecnologias de informação e comunicação, incluindo a Inteligência Artificial (IA), a Belas Artes é destaque em todos os cursos que oferece regularmente à comunidade paulistana, integrando novas tecnologias no ensino e na pesquisa e atraindo estudantes de outras regiões do país, com o trabalho eficiente e eficaz de seu #timeBelasArtes. As metodologias de aprendizagem são avaliadas periodicamente, provocando as correções necessária como resultado das novas ocupações profissionais e inovações constantes em todos os setores da economia brasileira.

O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, construiu sua excelência no ensino, pesquisa e extensão, ao longo desses 99 anos, sob os seguintes valores institucionais:

Missão

Produzir e difundir conhecimento por meio das artes, da cultura e das ciências humanas, sociais e tecnológicas, formando pessoas comprometidas profissional e socialmente estimuladas pelo desejo permanente de aperfeiçoamento pessoal, cultural e profissional.

Visão

O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo pretende continuar se projetando como instituição de vanguarda, zelando pela sua tradição em manter vivos seus princípios e valores.

Valores

Excelência acadêmica.
Responsabilidade social e ambiental.
Criatividade e inovação.
Ética, cidadania e respeito a diversidade.
Solidariedade e cooperação.
Crítica e reflexão.
Autonomia cognitiva e pessoal.

No Portal Belas Artes, o leitor vai visualizar e conhecer todas as nossas atividades e instalações físicas e acadêmicas, onde educandos e educadores aprendem e fazem acontecer, continuamente. Teoria e prática nas unidades curriculares, na pesquisa e na extensão.

Nós não temos medo de errar, mas errando, consertando os erros e evoluindo tecnologicamente e inovação de forma permanente cumprimos o desejo de nosso fundador, Pedro Augusto GOMES CARDIM.

Parabéns aos construtores da BELAS ARTES em mais esse importante aniversário de existência profícua, perene e moderna. Parabéns à nossa Comunidade Acadêmica. Que Deus, o Supremo Criador do Universo, ilumine e abençoe sempre as nossas vidas e a BELAS ARTES, símbolo de inovação e qualidade.