Educação técnica e superior—tecnologias & profissões
O nosso planeta está em constante evolução em tecnologias de informação e comunicação. Transformações acontecem quase que diariamente. Como as escolas técnicas e a educação superior têm acompanhado o mundo 4.0, como quer a Existem vários fóruns econômicos internacionais importantes? Dois dos mais conhecidos são o Fórum Econômico Mundial e o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.
O Fórum Econômico Mundial é realizado, anualmente, em Davos, Suíça. O evento reúne líderes empresariais, políticos, acadêmicos e os que se interessam pelo tema de cada encontro. O objetivo é dialogar sobre questões globais e a cooperação internacional para a o desenvolvimento de ações concretas na economia, meio ambiente, saúde, tecnologia e educação.
O Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF) ocorre anualmente em São Petersburgo, Rússia, e é um dos maiores eventos de negócios do mundo. Esse Fórum oferece uma plataforma para a troca de melhores práticas e experiências em prol do desenvolvimento sustentável.
As mudanças tecnológicas oferecem informações importantes sobre negócios, empregos e renda. Em ambos os eventos temos uma visão clara do que está ocorrendo no mundo do trabalho, emprego e renda.
Uma exploração desses eventos e de outras fontes confiáveis, conduzem a reflexões dos dirigentes e empresários do mundo educacional, em todos os níveis. Cursos técnicos de nível médio, tecnológicos e muitos outros do mundo acadêmico estão com os dias contados, uma vez que as instituições de ensino estão formando profissionais para ocupações que não existem mais ou estão em fase de extinção.
O Indeed mantém uma plataforma de busca de empregos, que ajudacandidatos a encontrar empregos e apoiar empregadores na contratação e fornecer recursos para o desenvolvimento de carreiras. Em recente publicação listou algumas ocupações que estão em fase de extinção a curto prazo, entre elas: alimentador de linha de produção, vendedor de comércio varejista, faxineiro, assistente administrativo e auxiliar de escritório. Funções de nível médio.
O Fórum Econômico Mundial lista mais algumas ocupações em fase de extinção: Caixas de banco e funcionários relacionados; Funcionários dos Correios; Operadores de caixas e cobradores; Digitadores de dados; Secretários administrativos e executivos; Assistentes de registro de produtos e estoquistas; Escriturários de contabilidade; Gerentes de relacionamento; Oficiais judiciários; Vendedores porta a porta.
O Fórum Econômico Mundial, por outro lado, identificou os dez trabalhos com maior potencial de crescimento nos próximos anos: Especialista em inteligência artificial e aprendizado de máquina; especialista em sustentabilidade ambiental, Analista em Business Intelligence, Analista de segurança de informação, Engenheiro fintech, Analista de dados e cientista de dados, Engenheiro de robótica, Especialista em big data; Especialista em transformação digital, Especialista em marketing digital.
O avanço tecnológico exige novas funções que possam ser trabalhadas nos cursos técnicos, tecnológicos e, especialmente, as engenharias, em nível superior.
No ensino médio técnico, as mudanças que estão ocorrendo por conta da política do atual governo, podem apontar novos caminhos de formação técnica. Na educação superior, as Diretrizes curriculares nacionais (DCNs) aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação, sujeitas à homologação ministerial, as instituições de educação superior (IES) mantidas pela livre iniciativa devem atentar para essas advertências de organismos respeitáveis no mundo dos negócios, para os quais formandos cidadãos e trabalhadores.
O Ministério de Educação deve promover o monitoramento dos cursos superiores de tecnologia (CST), de curta duração, a fim de promover mudanças rápidas e manter atualizado o Catálogo Nacional, tanto para os cursos técnicos quanto para os tecnológicos.
John Dewey (1859-1952), filósofo e educador americano, foi um dos mais notáveis defensores da educação progressiva. Algumas das ideias mais inspiradoras de Dewey foi o modelo de ensino-aprendizagem, que percebe o aluno como protagonista de seu processo de educação, além de sua proposta de desenvolvimento integral do indivíduo, levando em consideração aspectos físicos, emocionais e intelectuais. Para o pedagogo, tão importantes quanto atividades cognitivas, era o desenvolvimento de habilidades manuais e criativas.
Segundo a educadora Amelia Hamze, “no Brasil, as idéias da Escola Nova foram inseridas em 1882 por Rui Barbosa (1849-1923). O grande nome do movimento na América foi o filósofo e pedagogo John Dewey (1859-1952). John Dewey, filósofo norte americano influenciou a elite brasileira com o movimento da Escola Nova. Para John Dewey a Educação, é uma necessidade social. Por causa dessa necessidade as pessoas devem ser aperfeiçoadas para que se afirme o prosseguimento social, assim sendo, possam dar prosseguimento às suas idéias e conhecimentos. Dewey também tinha como preocupação a relação indissociável entre teoria e prática e acreditava que o conhecimento era construído de formacoletiva, por meio do compartilhamento de experiências”.
E para encerrar, um recado de Confúcio: SOMENTE OS EXTREMAMENTE SÁBIOS E OS EXTREMAMENTE ESTÚPIDOS É QUE NÃO MUDAM.”…