Belas Artes: educação para a vida
A volta às aulas na Belas Artes é um momento emocionante para estudantes, professores, gestores e demais profissionais da educação. É uma oportunidade para reencontrar amigos, conhecer novos colegas e começar um novo período de aprendizado. Nosso #timeBelasArtes faz o planejamento e desenvolve habilidades de acolhimento aos calouros e aos veteranos, assim como reuniões com os coordenadores de cursos, professores e outros profissionais envolvidos no processo ensino-aprendizagem.
Nós acolhemos e guardamos tesouros como, por exemplo, este depoimento da designer de moda Heloisa Gomes, formada em nosso curso Design de Moda: “Desde pequena fui muito envolvida com artes, mas nunca com a moda, isso é engraçado porque acabei fazendo Design de Moda. Acabei percebendo que gostaria muito de trabalhar com a arte e a moda junto, e essa é minha vocação! Fico muito feliz da Belas Artes ter me proporcionado isso.”
O nosso arquivo de tesouros guarda depoimentos semelhantes de outros graduados e pós-graduados. São alimentos intelectuais para que continuemos aperfeiçoando nossas metodologias de aprendizagem, os projetos pedagógicos, os ambientes de aprendizagem e o que mais for necessário para aprimorar a qualidade de nosso processo educacional.
Os princípios e valores que nos guiam em nossa jornada não permitem que sejamos negligentes com os detalhes de um processo exitoso de aprendizagem para os nossos educandos. A cada período letivo, devolvemos à sociedade valores humanos qualificados profissionalmente, cidadãos que estão ou irão contribuir para o desenvolvimento socioeconômico onde estiverem atuando.
Os quatro pilares da educação para o século 21, propostos pela Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors, no relatório “Educação: Um Tesouro a Descobrir”, também conhecido como “Relatório Delors”, de vez em quando tenho que repetir neste Blog, para os calouros que ora ingressam em nossas unidades educacionais. Os nossos projetos pedagógicos são guiados por esses quatros pilares.
Aprender a Conhecer — Este pilar enfatiza a importância de adquirir instrumentos de compreensão. Não se trata apenas de acumular conhecimento, mas de desenvolver a capacidade de aprender ao longo da vida, estimulando a curiosidade e a autonomia intelectual. Aprender sempre, continuamente. Saímos de mudanças que levavam cinquenta anos para as que acontecem de um dia para outro. A graduação não é mais suficiente para o exercício de uma profissão. A pós-graduação, lato e stricto sensu são indispensáveis, além dos cursos de extensão e todas as demais oportunidades de aprendizagem ao longo da vida.
Aprender a Fazer — Focado na aplicação prática do conhecimento, este pilar destaca a importância de estar preparado para enfrentar desafios e situações novas no ambiente de trabalho e na vida cotidiana. Envolve habilidades práticas e a capacidade de trabalhar em equipe. Teoria e prática não podem ficar tão distantes como era comum nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do século 20. Teoria e prática juntas é o caminho. Sei que essa mudança é mais complexa, porque estamos sujeitos às DCNs, fixadas pelo Ministério da Educação. Mas, na medida da nossa curta autonomia na elaboração dos projetos pedagógicos de curso (PPCs), podemos criar estratégias e ações que podem obviar essa estratégia.
Aprender a Conviver — Este pilar sublinha a necessidade de desenvolver habilidades sociais e emocionais para viver em harmonia com os outros. Envolve o respeito, a compreensão mútua e a cooperação, essenciais para a convivência pacífica e produtiva. É um treinamento para a paz. É a capacitação para o trabalho em equipes multidisciplinares. Reconhecer e respeitar as diversidades humanas. Respeitar não significa ser adepto, ser conivente. Respeitar as leis e as normas internas da Belas Artes (Estatuto e Regimento Geral, por exemplo).
E, finalmente, talvez o mais importante dos quatro pilares da educação para o século 21.
Aprender a Ser — Considerado o mais abrangente dos pilares, este se refere ao desenvolvimento integral do ser humano. Inclui aspectos como a formação de valores, ética, responsabilidade pessoal e social, e a capacidade de tomar decisões conscientes e autônomas. O perfil ideal do educando, do educador e do gestor.
Os quatro pilares da educação para o século 21 são interdependentes e, quando desenvolvidos adequadamente, capacitam os educandos para os desafios e transformações que já operam vertiginosamente neste século 21. Este Centro Universitário Belas Artes de São Paulo assume esses princípios e valores e procura desenvolvê-los em seu processo pedagógico.
SEJAM TODOS BEM-VINDOS! JUNTOS VAMOS FORMAR NOSSOS EDUCANDOS PARA A VIDA, PARA O EXERCÍCIO PLENO DA CIDADANIA E PARA PROFISSÕES E OCUPAÇÕES QUE ESTES NOVOS TEMPOS ESTÃO A EXIGIR.